top of page

Conferência final do BIODUCA e arranque do projeto HECTARES DE BIOSFERA

O BIODUCA - Educar para a Biosfera - https://www.commonhomeofhumanity.org/bioduca - teve a sua conferência final no passado dia 20 de Março de 2025, em Terras de Bouro, e contou com a presença de diversos parceiros do Projeto.


Através do projeto BIODUCA foi possível criar a rede societal de apoio e alavancar o “ano zero” do projeto “HECTARES DE BIOSFERA”, materializando a componente de educação e divulgação ambiental junto de populações locais em municípios do Parque Nacional de Peneda Gerês e da Reserva da Biosfera Gerês/Xurés.


O HECTARES DE BIOSFERA resulta de uma parceria entre a ANA Aeroportos de Portugal, a Casa Comum da Humanidade, e o Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês, bem como as respetivas Comunidades Locais na região do PNPG, com o apoio técnico e especializado da NBI - Natural Business Intelligence e da UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.


Este projeto tem como objetivo proteger, restaurar, monitorizar e valorizar o capital natural existente no PNPG, um território Reserva da Biosfera, envolvendo a comunidade local e os parceiros da sociedade civil, academia e empresas. Pretende-se que o projeto seja um laboratório vivo de experiências com um elevado efeito demonstrador de um novo contexto de atuação num cenário de património comum, valorizando e tornando visível o CO2 já armazenado nos ecossistemas, bem como as remoções de CO2 correntes que estes realizam.


Neste evento foi realizada a assinatura de um protocolo entre a Casa Comum para a Humanidade, a ANA Aeroportos de Portugal, S.A., o Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês, 6 Comunidades Locais dos Baldios: de Lapela, de Cabril, de Pincães, de Fafião, de Ermida e de Vilar da Veiga, a Junta de Freguesia de Rio Caldo e a Associação de Compartes da Freguesia de Campo do Gerês.




 

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page